sexta-feira, 2 de outubro de 2009

UM NOVO HOMEM PARA VERÃO 2010




VERÃO 2010 - O novo homem... Clássico? Rústico? Esportivo? Futurista, viril ou andrógino? Qual desses adjetivos melhor definiria a imagem masculina proposta pelas marcas na temporada internacional de verão 2010?


Fazendo um balanço das coleções apresentadas nas últimas semanas fica evidente que o fundamento transgender nunca esteve tão em voga na moda masculina como agora. Em uma temporada de poucos arroubos criativos é forte a influência da alfaiataria clássica em coleções baseadas em peças simples, como a camiseta pólo (Jil Sander) e a t-shirt básica (Yves Saint Laurent), com predominância de tons neutros e uso de pouquíssimas cores, apontando para um certo "essencialismo", sintomático dos tempos de crise e reavaliação de valores no mundo e na moda.

O novo homem vem mais livre, solto e multifacetado, transcendendo gêneros e mixando todos os adjetivos acima citados e outros. Os nomes mais experimentais da moda masculina propõem novos conceitos de virilidade. Numa espécie de revanche, os homens atacam definitivamente o guarda-roupa feminino em busca de elementos de renovação não só de sua vestimenta, mas talvez também de seus valores.



Na cartela de cores, preto, branco e tons de cinza e nude (tendência também no feminino), pontuados por cores fortes como azul, laranja e vermelho (Calvin Klein e Jean Paul Gaultier), além dos tons terrosos com approach rústico e desértico estão presente em muitas coleções.

Cárdigans alongados e suéteres em tricôs fininhos e transparentes usados com alfaiataria mais leve e fresca (Kris Van Assche para Dior Homme), transparências e sobreposições (Rick Owens), decotes profundos,cinturas altas e marcadas (Raf Simons e Ann Demeulemeester), máxi-bolsas, sandálias gladiador, jaquetas bomber e as calças com barra viradas acima dos tornozelos são must-haves.

Peças com silhuetas mais amplas e soltas apareceram em quase todas as passarelas, como na Givenchy de Ricardo Ticci misturando street com tempero étnico/oriental, e na imbatível coleção de Stefano Pilatti para YSL, com incrível vídeo de abertura protagonizado por um garoto de apenas 11 anos, filho do diretor e roterista Samuel Benchetrit e apontada por muitos com a melhor coleção da temporada.

JACK MUGLER

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