quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Tema da Coleção

Terra





(Foto: Google)



“O elemento terra representa absolutamente tudo o que é sólido na natureza, representa forma definida, cristalizada e palpável. É o que melhor define o conceito abstrato de “certeza”. Tudo o que é manuseável, estável e permanente é atribuído a terra.
Elemento da abundância, da concretização, da força.

A areia mutável, sem uma direção definida pode transformar-se numa montanha formada por bilhões de grãos, manifestação cardeal da terra e, por fim, a concentração de terra gera a rocha, a manifestação mais densa deste elemento. A Terra é símbolo da aglutinação, da estabilidade em todos os sentidos e, por isso, nos ensina o equilíbrio e a harmonia entre os opostos - rústico e alfaiataria.

Existem várias formas de se conectar com esse elemento. Sinta esta experiência. Deite-se, de preferência num gramado, num jardim, e coloque seu ouvido encostado no chão. Permaneça por alguns minutos dessa forma e ouça a terra. Repare nos ruídos, nas vibrações, na força quem vem dela. Sinta o poder da terra.”(MENDES – 2009)






Antonio Gaudí


“Antoni Placid Gaudí i Cornet (1852-1926) Arquiteto espanhol polêmico e admirado, ainda que considerado um pouco excêntrico. Um dos símbolos da cidade de Barcelona, onde se educou e passou grande parte da vida.
Sofria de reumatismo desde a infância, doença que o impedia de participar de muitas brincadeiras com outras crianças, por esse motivo, passava muitas horas de seu tempo livre observando animais e plantas, o que lhe fez adquirir um censo muito aguçado sobre os princípios do naturalismo. A esse respeito, Gaudí escreveu: ‘A linha reta é uma invenção do homem. A natureza não nos apresenta nenhum objeto monotonamente uniforme’”.

"Gaudí era um grande cristão. Tinha uma espiritualidade franciscana, de amor e contemplação das belezas da natureza, imagens da beleza do Criador." Wikipédia 2010







Release

O Verão 2011 é da fantasia e da sofisticação e vem com o elemento terra trazendo todo esse poder de ruídos e vibrações que encontrei nas arquiteturas de Antonio Gaudí.

Conhecido por suas formas fantásticas e estruturas complexas faz extenso uso do arco parabólico, uma das formas mais comuns na natureza e aqui presente nas golas “V”.

Abusando da inspiração em folhagens, flores, labaredas e outros elementos, suas formas orgânicas e texturas traduzem um homem firme, requintado, inteligente, moderno e eclético. Que não segue um só padrão, mas seleciona o que há de melhor no vestuário.

A coleção Eclético Homem tem como segmento o Fashion Wear Masculino e busca evidenciar as formas sinuosas de Gaudí fazendo um link com as tendências de verão 2011. A originalidade das linhas, curvas delicadas, assimétricas e mistura de materiais são os elementos que dão vida à coleção.

A utilização das fibras naturais expressa sua natureza e aspecto. As irregularidades do linho e rami crescem refinadas com misturas artificiais para o equilíbrio certo entre a rugosidade e elasticidade, entre rusticidade e fluidez.

Visual excepcional e toque sensual serão atingidos graças à performance das propriedades das fibras nos tecidos desta coleção.
César Angeli
Desing de Moda

Um comentário: